Clinipam
Home > Notícias > Bem-estar no Natal: Como se manter bem?

Bem-estar no Natal: Como se manter bem?

Publicado em: 03/12/2024 Bem-estar no Natal: Como se manter bem? Para muitas pessoas, as festas de fim de ano são sinônimo de, como dizemos popularmente, “enfiar o pé na jaca”. No entanto, este comportamento pode ser perigoso, pois cometer certos exageros em relação à comidas e bebidas, bem como agitação, tendem a prejudicar a saúde não apenas após as ceias, como a médio e longo prazo. Sobretudo, para quem já realiza o controle de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, cardiopatias, entre outras, a atenção deve ser redobrada. E também no caso de pacientes em tratamentos oncológicos ou diagnosticados com depressão.
A fim de não comprometer a integridade física e mental, colocando a energia positiva da época em risco, reunimos dicas de como manter o bem-estar, tanto no Natal como no Réveillon. Afinal, as celebrações passam e um ano novo repleto de oportunidades está prestes a começar. E nada melhor do que iniciar o ciclo que está por vir com total disposição e em sintonia com um estilo de vida saudável. Mesmo quem está em plena forma só tem a ganhar ao tomar alguns cuidados que, com toda a certeza, vão fazer a diferença.
Aliás, vale lembrar que não significa deixar de aproveitar, travando uma batalha para resistir a todas as tentações. Pelo contrário, a ideia é curtir a temporada festiva, mas de maneira consciente. Portanto, vamos combinar de fechar 2024 com chave de ouro? Confira estratégias de como manter o bem-estar no Natal e Réveillon a seguir.

Importância do bem-estar durante as festividades

Para que as festas de fim de ano sejam momentos de alegria é indispensável investir em autocuidado. Além de aproveitar o período das férias escolares e coletivas para talvez realizar um check-up e conversar com seu médico de confiança, convém tomar a atitude de apostar em hábitos saudáveis. Com eles, qualquer um de nós aproveitará as noites dos dias 24 e 31 de dezembro sem deixar o bem-estar de lado.
Na prática, as escolhas seguras feitas hoje são o passaporte para dias mais tranquilos já nas primeiras semanas de janeiro. Contudo, sabemos que a grande quantidade de eventos sociais e corporativos que antecedem o fim de ano costumam representar um desafio em matéria de nutrição adequada, qualidade do sono e equilíbrio emocional. Justamente por esses motivos, queremos te lembrar da importância de, entre uma confraternização e outra, voltar o olhar ao seu organismo e aos sinais que ele dá.
Sendo assim, diminuir o ritmo de trabalho, treino e planejamento alimentar está liberado e, inclusive, será bem-vindo, desde que com sabedoria e data de validade para recomeçar.

Dicas para manter a saúde física e mental nas festas de fim ano


Priorize a alimentação saudável

A alimentação costuma ser a protagonista das festas de fim de ano e, salvo exceções por orientação médica, nada impede de experimentar pratos típicos e saborosos sem culpa. Todavia, evite ficar muitas horas sem comer achando que desse modo irá saborear melhor as refeições. Ao servir, não haja por impulso e ao lado das preparações mais indulgentes priorize vegetais, saladas e fontes de proteínas magras. Tente controlar a ingestão de carboidratos e, se possível, aposte nos integrais.
Da primeira à última garfada, desfrute de cada mordida e preste atenção à mastigação. Por fim, encerre o jantar antes de estar completamente saciado, pois, certamente, ainda irá comer uma porção de sobremesa. Nos lanches rápidos, opte pelas frutas: seja nas versões frescas ou secas, elas marcam presença nessas ocasiões. Não esqueça de caprichar na hidratação, tomando pelo menos 2 litros de água em pequenas quantidades ao longo do dia. Além de preservar o bom funcionamento do organismo, o líquido ajuda a controlar o apetite. Quem for adepto da bebida alcoólica, o ideal é consumir com moderação.

Mantenha a rotina de exercícios físicos

Em meio a diversos compromissos na casa de familiares e amigos, fica fácil abandonar a rotina de exercícios. Entretanto, parar tudo de uma vez não parece ser a melhor opção. Uma maneira eficaz de garantir a continuidade dos treinos durante as festas é agendá-los com antecedência. Marque datas e horários específicos para se exercitar na sua agenda e trate esses compromissos com a mesma seriedade que trataria uma reunião profissional importante. Ao agir com este nível de comprometimento, você estará mais propenso a cumpri-los apesar das festividades.
Outra possibilidade que une o útil ao agradável é envolver mais gente nas atividades. Por exemplo: jogos coletivos, caminhadas em grupo, sessões de ioga matinal ou até uma partida de futebol ou vôlei, super amigável, no quintal, parque ou clube. Mais do que queimar calorias e fortalecer o sistema cardiorrespiratório, trata-se de uma chance única e especial de fortalecer os laços familiares e criar memórias para lá de especiais.

Gerencie o estresse das festas

Aceitar todos os convites ou receber convidados é prazeroso, mas também estressante. Isso porque envolve uma série de questões, como planejamentos, deslocamentos, logísticas e por aí vai. Sem falar nas expectativas e demandas financeiras exigidas na compra de presentes, ingredientes e demais detalhes que compõem o Natal e o Réveillon. Pensando nisso, encontre maneiras eficazes de lidar com o estresse, como meditação, ioga, técnicas de respiração ou simplesmente tirar um tempo para relaxar.
Ademais, temos uma tendência natural de ceder aos pedidos de outras pessoas e acabar comprometendo nosso próprio bem-estar emocional. Para evitar isso, aprenda a impor limites saudáveis. Isto é, saiba quando dizer “não” a compromissos ou tarefas que estão causando tensão adicional. Priorize-se em primeiro lugar e não tenha medo de pedir apoio quando julgar necessário.

Procure descansar

Nem bem dezembro começa e a impressão é que o mundo está prestes a acabar. A boa notícia é que ele continua a partir de 1o de janeiro. A fim de manter o bem-estar emocional, concentre-se no momento presente e aproveite junto aos entes queridos. Desligar-se das preocupações do passado e do futuro irá reduzir o estresse e aumentar o sentimento de gratidão.
Finalmente, cuidado com a privação de sono. Tudo bem sacrificar uma ou duas noites bem dormidas em prol de diversão, porém, em demasia os efeitos serão sentidos do humor à capacidade de tomar decisões. Passada a semana entre Natal e Ano Novo, procure ir para a cama no mesmo horário, inclusive aos finais de semana. Quem tiver mais dificuldade para adormecer, terá que banir o café e o álcool à noite. Um ambiente propício, com quarto escuro e silencioso, são excelentes aliados.
Neste fim de ano e em todas as demais ocasiões, conte com a Clinipam para cuidar da sua saúde e de quem você mais ama! Clique aqui e descubra o plano de saúde que estará ao seu lado daqui para frente!