Home > Notícias > Cuidados com a gravidez no verão
Cuidados com a gravidez no verão
Publicado em: 05/12/2024

Manter certos cuidados com a gravidez no verão é fundamental para aproveitar a estação sem comprometer o bem-estar. Com a chegada das altas temperaturas, as gestantes costumam ser um dos grupos mais afetados por alguns desconfortos, como pés e tornozelos inchados, dificuldade respiratória, pressão baixa, tonturas e dores nas pernas.
Inclusive, algumas mulheres relatam que as famigeradas crises de enxaqueca tornam-se um incômodo mais frequente nesta época. Enfim, apesar de não ser uma doença, gerar outro ser humano e carregá-lo na barriga por nove meses é uma missão repleta de desafios e particularidades. Portanto, requer acompanhamento adequado não só por conta das diversas alterações hormonais, como pelo direito de curtir a temporada em segurança.
Pensando nisso, vejamos como se proteger do calor e garantir dias de clima quente mais tranquilos e confortáveis às futuras mamães.
Desafios da gravidez no verão
Com os termômetros lá em cima, a atenção às gestantes deve ser redobrada. Isso porque os efeitos térmicos costumam ser sentidos de forma mais intensa por quem está esperando bebê, sobretudo, no terceiro trimestre. Quanto mais próximo do parto, maior a probabilidade de sentir sintomas associados ao calor. Contudo, não significa ter que ficar trancada em casa, apenas que será preciso pegar leve e contar com aliados.
Em primeiro lugar, o ideal é conversar com o ginecologista-obstetra responsável pelo pré-natal. Afinal, ele é o profissional capacitado a passar as orientações mais seguras nesta fase tão importante da vida e evitar complicações. Por isso, as consultas mensais são a maneira mais eficaz de lidar com as questões da gravidez, tanto no verão como em qualquer outra estação do ano.
Então já sabe: na sua próxima ida ao consultório médico, não deixe de tirar todas as dúvidas. A dica é levá-las anotadas para não esquecer de nenhuma. Para te ajudar a reconhecer possíveis sinais de alerta, de modo geral, as principais queixas das gestantes no calor costumam envolver:
-Sufocos: sensação repentina de calor que se espalha por todo o corpo, mas principalmente nas regiões da cabeça, pescoço e peito;
-Vermelhidão e manchas: a pele tende a ficar mais avermelhada e irritada durante os meses que antecedem o nascimento devido ao estiramento e dilatação dos vasos sanguíneos;
-Desidratação: com o aumento da transpiração as grávidas podem desidratar, pois o metabolismo e a capacidade de termorregulação mudam neste período;
-
Pressão baixa: o aumento da temperatura faz com que a pressão arterial, que já é habitualmente baixa nas gestantes, caia um pouco mais, o que dificulta o retorno venoso e faz com que o organismo retenha muito líquido;
-Infecções: as infecções fúngicas, a exemplo da candidíase, e urinárias também podem ocorrer com maior frequência no verão;
-Edemas: a retenção de líquidos, ou edema, é um quadro clínico normal durante a gravidez, especialmente nos três últimos meses. Ocorre quando o corpo produz mais líquido do que o normal para nutrir o bebê.
Protegendo-se do calor excessivo
Quem for parir no verão e puder se programar para fazer uma pausa antes da licença-maternidade propriamente dita terá, com toda a certeza, encontrado a melhor solução. Assim, pode-se aproveitar a reta final para descansar e cuidar dos preparativos antes da chegada do novo membro da família. Porém, de férias ou não, descubra como se proteger do calor excessivo com as dicas abaixo.
Evite a exposição direta ao sol
Ao ar livre, evite a exposição direta ao sol entre 10h e 16h. Neste intervalo, os raios ultravioletas (UVA/UVB) estão mais intensos e podem causar queimaduras e outros males à saúde, sendo o câncer de pele um deles. Desse modo, tenha um protetor solar com FPS acima de 50 sempre à mão e reaplique o produto ao sentir que suou muito, após mergulhos no mar ou na piscina ou a cada quatro horas. Quando não puder ficar na sombra, aposte em acessórios de proteção extra, como óculos, chapéu e guarda-sol. Prossiga a leitura e confira mais dicas para cuidar da pele na gestação.
Hidrate-se adequadamente durante a gravidez
Manter-se hidratada deve ser o lema das grávidas, ainda mais durante o verão. Além de regular a temperatura corporal e repor a retenção de líquidos (edema), caprichar na hidratação melhora o funcionamento do intestino (que costuma entrar em greve). O mais recomendado é beber de 1,5 a 2 litros de água em pequenas quantidades ao longo do dia e levar uma garrafinha aonde for. Na hora de escolher outras bebidas, prefira as opções saudáveis, como água de coco e sucos de frutas. De preferência, deixe de lado os refrigerantes e demais versões ultraprocessadas e açucaradas. O mesmo vale para o café, que deve ser consumido com moderação.
Escolha roupas confortáveis e frescas
Nos últimos anos, não se pode negar que a moda exclusiva para gestantes tem evoluído bastante. No entanto, naqueles dias em que o sol está de rachar, nada melhor do que optar por peças de algodão. Por serem leves e frescos, os tecidos naturais irão garantir a ventilação e absorver o suor. Na praia, aposte em camisetas com filtros anti-UV, capazes de impedir que uma determinada porcentagem de radiação seja absorvida. Mas vale lembrar: vestir uma roupa dessas não exclui o uso do protetor em creme ou loção nas partes descobertas, como rosto, mãos, nuca e pernas. Ah, por fim, procure não ficar muito tempo com o biquíni molhado, um hábito comum no litoral, mas que na gestante pode causar infecções.
Capriche ao cuidar da pele na gravidez
Com os hormônios a mil, as grávidas sentem, literalmente, na pele as mudanças provocadas pela gravidez. Uma delas é o melasma, uma condição dermatológica caracterizada pelo surgimento de manchas escuras ou cinza-azuladas, especialmente no rosto, mas que também pode afetar outras regiões do corpo. Para amenizar a situação, o filtro solar deve ser aplicado diariamente, até quando estiver nublado. Na hora de escolher um hidratante, prefira os rótulos específicos para gestantes, uma vez que eles possuem ativos como água termal, manteiga de karité, glicerina, óleo de amêndoas e ácido hialurônico.
Evite cremes com ureia, que podem ser prejudiciais para a mulher e seu filho. Ademais, crie uma rotina de autocuidado e inclua o momento do skincare. Aliás, vale a pena consultar um dermatologista para saber quais cosméticos são os mais indicados de acordo com o tipo de pele. Diante do receio das temidas estrias, muitas pessoas acabam utilizando formulações contraindicadas durante a gravidez. Todavia, o mais seguro é conversar com um especialista.
Atividades seguras para gestantes no verão
Não é lenda que a gestante deve ficar de pernas para cima a fim de melhorar a circulação sanguínea e reduzir os inchaços. Mas nem só de repouso vive uma grávida saudável e feliz. Salvo em casos nos quais há algum risco para a mãe ou bebê, toda mulher tem direito de aproveitar o verão e exibir seu barrigão por aí.
-Faça caminhadas em horários de clima mais ameno, como bem cedo ou no fim da tarde;
-Tome banhos de mar, mas procure entrar de costas para as ondas evitando o impacto contra o abdômen;
-Em casa, os banhos gelados ajudam a refrescar e são uma ótima pedida de 2 a 4 vezes por dia;
-Mantenha a rotina de exercícios físicos, desde que supervisionados e de acordo com a fase gestacional.
Na Hapvida NotreDame Intermédica, as gestantes contam com uma ampla rede credenciada composta por médicos, clínicas e laboratórios. Além de programas voltados especialmente a elas durante toda a etapa gestacional e pós-parto.
Se estiver planejando um herdeiro,
clique aqui e faça uma cotação do plano de saúde perfeito para esta e todas as demais fases da vida!